Poder Judiciário promove treinamento para garantir mais acessibilidade e inclusão
Pensando em promover mais acessibilidade e inclusão para a população e para as pessoas que trabalham no Judiciário estadual, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem investido em treinamentos. Uma das qualificações foi concluída no último dia 27 de setembro e contou com a participação de 50 servidores(as).
O curso “Acessibilidade e Poder Judiciário: conceitos, desafios, boas práticas e mudanças atitudinais”, realizado virtualmente, foi conduzido pelo professor Lucas Macário Oliveira, que destacou a importância desse tipo treinamento. “A discussão sobre acessibilidade e inclusão no âmbito do TJCE visa preparar os servidores para a construção de uma Justiça como instituição próxima e atenta às pessoas com deficiências, para superação de barreiras, promoção de autonomia e combate ao capacitismo, demonstrando o compromisso com a dignidade e emancipação”, afirmou. Lucas é analista judiciário do Tribunal e estudioso do tema “acessibilidade e inclusão”, além de ser Pessoa com Deficiência (PcD).
Uma das participantes, a técnica judiciária Danielly Rodrigues dos Santos, também elogiou a oportunidade de treinamento. “Conheci o trabalho do Lucas Macário no curso de formação de novos servidores, no início deste ano. Sou pessoa com deficiência e fiquei encantada com a maneira leve e empática como o tema foi tratado à época e, assim que soube da oferta de um curso sobre Acessibilidade e Inclusão ministrado por ele, fiz minha inscrição. Através do curso, adquiri mais conhecimento acerca dos tipos de deficiência e de como proceder, bem como do processo histórico na luta por direitos e dos normativos que os regulamentam. Foi, sem dúvida, uma experiência super enriquecedora!”, ressaltou Danielly, que é lotada na Coordenadoria de Gestão da Qualidade.
A qualificação foi promovida em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Instituída pela Lei nº 11.133/2005, a data conscientiza sobre a importância de desenvolver meios de inclusão de PcDs na sociedade. Contudo, tendo em vista a grande procura pelo treinamento, a Coordenadoria de Educação Corporativa e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, responsáveis pela qualificação, estudam a possibilidade de abrir novas turmas.
AGENDA 2030
A promoção de sociedades pacíficas e inclusivas está entre os Objetivos de Desenvolvido Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O compromisso do TJCE é de proporcionar o acesso à Justiça para todos(as) e ser uma instituição cada vez mais eficaz, responsável e inclusiva.