OAB-CE reinaugura sala de apoio na Justiça Federal do Ceará
OAB-CE realizou, na manhã desta quinta-feira, 18/07, a Solenidade de reinauguração da Sala de Apoio Advogado Aldy Mentor Couto Melo, localizada na sede da Justiça Federal do Ceará, no Centro de Fortaleza.
A Sala de Apoio destinada à advocacia, localizada no 4º andar, passou por uma reforma completa, que incluiu a ampliação do espaço e a inclusão de computadores modernos. A nova estrutura oferece, ainda, mais suporte aos advogados e às advogadas, com um ambiente mais funcional e confortável para reuniões e atividades profissionais. No ensejo, também foi descerrada a placa do advogado José Almir Costa Leite, que nomeia a sala de reuniões do espaço.
Na oportunidade, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, reafirmou o compromisso da gestão com a valorização da advocacia e a melhoria contínua das condições de trabalho dos profissionais do direito. “A ampliação e modernização desta sala são reflexo do nosso compromisso constante com a valorização da advocacia e com a oferta de condições dignas para o exercício profissional. Sabemos que um espaço adequado pode fazer toda a diferença no dia a dia dos advogados e advogadas, proporcionando um ambiente funcional e acolhedor para o desenvolvimento de suas atividades”, complementou.
A diretora da Justiça Federal no Ceará, Juíza Federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara, comentou sobre a importância do momento. “Muito honrada em participar da reinauguração. A Justiça Federal tem a OAB-CE como um parceiro institucional e esperamos que cada vez mais possamos fortalecer a nossa união. Parabéns pelo novo espaço”, afirmou.
O engenheiro e filho de Aldy Mentor Couto Melo, Arcélio Mentor, comentou sobre a homenagem. “Hoje, ao ver este reconhecimento tão merecido, sinto um imenso orgulho. Orgulho do profissional competente que ele foi, mas, acima de tudo, do ser humano incrível que sempre foi para mim e para todos que tiveram a sorte de conhecê-lo”, afirmou.
O advogado e neto de José Almir Costa Leite, Rafael Leite, relembrou a memória do homenageado e destacou a relevância do espaço. “Como advogado sei o quanto uma sala como esta, equipada e moderna, é tão importante. Agradeço a OAB pela homenagem e por fazer a lembrança do meu avô se manter viva. Sei que é um espaço que será bem usado pela advocacia”, pontuou.
Também participaram da solenidade: a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto, o tesoureiro adjunto da OAB-CE, Thiago Morais, o diretor adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque, a diretora Adjunta de Relações Institucionais, Jane Calixto, o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE e conselheira estadual, Vanessa Oliveira, o conselheiro jovem, Plinyo Paccioly, o presidente da Comissão Especial para Estudos sobre Hidrogênio Verde da OAB-CE, Amaury Gomes, além de familiares dos homenageados e representantes da advocacia.
Sobre Aldy Mentor Couto Melo
Aldy Mentor Couto Melo nasceu em Araioses, Maranhão, em 1907. Formou-se em advocacia em 1929 pela Faculdade de Direito do Maranhão, com bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais. Poliglota e estudioso das áreas sociais, advogou no Piauí e no Maranhão antes de se estabelecer no Ceará, em 1943. Em Fortaleza, Aldy Mentor se destacou pela dedicação à família, ao trabalho e às causas sociais, especialmente na proteção dos excluídos e na busca pela justiça e igualdade social. Desde a juventude, foi líder estudantil em São Luís e, no Piauí, criou e dirigiu a Geral das Classes Obreiras, que originaram associações de classe e sindicatos no Norte e Nordeste. Sua atuação sindical em defesa dos trabalhadores o levou a ser preso político entre 1935 e 1939. Após a prisão, auto exilou-se na ilha de Coroatá, no Delta do Parnaíba, Maranhão, para estar mais próximo da família e aprofundar seus conhecimentos jurídicos.
Sobre José Almir Costa Leite
O Advogado José Almir Costa Leite nasceu em 1928, na cidade de Fortaleza, Ceará. Desde cedo, demonstrou interesse pelo direito, o que o levou a cursar a Faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará, onde se formou com louvor. Após a graduação, ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB/CE), recebendo o número de inscrição 810. Em 1953, José Almir casou-se com Yvonne Accioly Leite, com quem viveu até o seu falecimento, em 1996. O casal teve quatro filhos: Joyce, Wagner, Brenda e George. Seguindo a inspiração do pai, Joyce e Brenda também escolheram o caminho do direito, tornando-se advogadas, estendendo ainda a admiração dele ao seu genro, Carlos Alberto.