Esmec Artes tem apresentação musical e debate sobre canções de Chico Buarque
As músicas do cantor e compositor Chico Buarque ecoaram na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), nesta sexta-feira (30/08), durante mais um “Esmec Artes”. Com o tema “Chico 80 anos: Oito Personagens Femininas Peculiares e Complexas em Canções de Chico Buarque”, esta edição do projeto celebrou as oito décadas de vida do artista.
“Esse é um evento que faz parte do calendário da Esmec porque é uma oportunidade que a Escola tem de também estender a sua finalidade de educação para a arte e a cultura, tão importantes para o cotidiano de magistrados e servidores do Poder Judiciário cearense”, explicou o diretor da Esmec, desembargador Luciano Lima Rodrigues.
As músicas de Chico Buarque foram interpretadas pela cantora cearense Aparecida Silvino. Coube ao juiz Mantovanni Colares Cavalcante, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, fazer as análises das canções e suas respectivas personagens. “Dentre as tantas áreas que ele já se dedicou na arte, esse traço de falar da alma da mulher sempre foi muito marcante, então achei um bom aspecto para ressaltar. Como a Escola tem esse caráter de formação e esse intuito de fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas atuais, escolhi essa temática que tem tudo a ver com a valorização da mulher”, afirmou o magistrado, que há mais de 40 anos estuda a obra de Chico Buarque e “suas muitas camadas de linguagem, que eu chamo de labirintos buarquianos”.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, destacou que “esse tipo de iniciativa da Escola, que já vem ocorrendo há um tempo, é imprescindível para a magistratura, para os servidores e para a sociedade. O elemento cultural é fundamental. Abrir a mente, principalmente em um evento dessa magnitude, homenageando um artista como Chico Buarque de Holanda, é algo que tem que ser valorizado”.
O PROJETO
O Esmec Artes foi idealizado e lançado no ano de 2018 com o intuito de valorizar a cultura, realizando uma série de eventos artísticos, como palestras sobre literatura e cinema, exibição de filmes, peças teatrais e exposições fotográficas. Em abril deste ano, o arquiteto e compositor cearense Fausto Nilo foi o homenageado. Até o final de 2024, para encerrar o ano letivo, uma nova edição será realizada.
CHICO BUARQUE
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no dia 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro. O cantor, compositor, violonista, dramaturgo, escritor e ator é considerado por muitos especialistas como o maior artista vivo da música brasileira.
As composições de Chico Buarque são marcadas pelas críticas e denúncias sociais, econômicas e culturais. Além disso, em sua obra, as mulheres assumem um papel central, sendo retratadas com sensibilidade em suas persas particularidades.